Novo carrão de milionário usa Linux

Nem Windows, nem Mac OS. O novo Cadillac XTS vai usar o sistema de código aberto Linux para controlar as tecnologias do carro.

O programa, criado por Linus Torvalds, vai controlar, por exemplo, o sistema de comandos de GPS, o rádio e, também, as aplicações de aumento de desempenho e consumo de combustível do carro.

O sistema também será capaz de receber comandos por voz. O motorista poderá pedir ao Linux para mudar a estação de rádio, informar o nível de combustível e, se quiser, para leva-lo até o posto de gasolina mais perto.

O Linux da Cadillac, que recebeu o nome Cadillac User Experience, vai rodar num computador de bordo equipado com um processador ARM de três núcleos. Ele poderá ser acessado por dois displays touch screen: um de 12,3 polegadas e outro de 8 polegadas. Este último, aliás, funciona como um tablet.


O sistema, que é compatível com programas em Java e HTML5, tem um visual bastante bonito. O display é colorido e tem gráficos em 3D. Vem ainda equipado com alguns apps, entre eles o Pandora. A Cadillac já liberou um kit de desenvolvimento (SDK) e espera que a comunidade produza 30 apps até 2013.

O Cadillac movido a Linux ainda não tem data de estreia, mas deve chegar às lojas americanas até o final do ano. Ele virá equipado com um motor V6 com 364 cavalos. O preço dele deverá ficar entre US$ 40 mil e US$ 60 mil.


0 comentários:

Postar um comentário